8 de Brinks: Restaurante Universitário

segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

Restaurante Universitário

Oi narcóticos.



Ah, o RU! Só conhecendo para entendê-lo. Em nenhum outro lugar você pode comer tanto por R$ 1,30, ou cinqüenta centavos se você for da galerinha que curte pão-de-ló e não é abastada. Não me importa o que os outros digam, as pessoas só passam na UFRGS pra comer no RU. Mais especificamente, pelo Suco Roxo.Mas vamos explicar tudo por partes.

Existem três (na verdade 4) RU’s na UFRGS. Tem o do Campus do Vale, o do Centro e o RU da Saúde. Mais conhecidos como “no meio do mato”, “presídio” e “terra do nunca”. O outro eu nem lembro qual é.

Só posso falar dos dois últimos, nunca estive no do Vale. A sistemática é a mesma, tu entra , passa o cartão da UFRGS, dá a grana pro caixa e pega o vale-suco se vc pedir (30 centavos o copo, beijos). Aí vc pega a bandeja e os talheres, se serve, é servido de carne e sobremesa e senta no teu lugar. Pega o vale suco e troca pelo suco colorido do RU cujo sabor só pode ser definido pelas cores deles, volta pra teu lugar e come. Meigo, não?

No RU do Centro, ou presídio, ou Carandiru, tem algumas coisas que não são muito agradáveis. As bandeja são todas tortas e finas como giletes, da medo de segurar com força. As facas não têm serra e parecem aquelas faquinhas de criança que só servem para cortar massa. A dica é pegar uma bandeja a mais e cortar sua comida com ela, é mais prático, embora você vá parecer realmente louco fazendo isso. Você pega a sua comida ( que eu juro que devem ser os restos dos outros RU’s) que sempre parece velha e nojenta, senta lá Cláudia e come. OK. Depois vc entrega sua bandeja e o cara que limpa despeja os restos todos num buraco da bancada que já é sujo de comida. Sério, a coisa mais nojenta que eu já vi na minha vida. E o ambiente todo lembra um presídio, e minha amiga chega a dizer que as funcionárias têm jeitão de ex-presidiárias. Medo.

No RU da Saúde é uma alegria marota. Adoro aquele RU. Tem jeitinho de restaurante com buffet livre simples, mas jeitosinho, sabe? E a comida lá é boa, até. Claro, as vezes vem um troll e põe feijão meio cru no salpicão maravilhoso, deixando tudo com gosto de areia, mas tirando isso, é muito bom.Ah, claro, ou quando trocam a sobremesa de pudim para mamão bem na tua vez, é bem triste. Mas é lá que sonhos viram realidade e eu como mais ou menos o que um náufrago comeria na sua primeira refeição depois de viajar quilômetros de mar aberto e perder seu amigo imaginário personificado em um artigo esportivo ensangüentado.

O cardápio varia. Tem coisas que eu odeio, como o já citado mamão ou o salpicão com feijão cru, ou as ”iscas com molho X” que consiste em pedaços de gordura com um pouco de carne, com um molho qualquer pra disfarçar o gosto de colesterol alto e AVC.

Mas as vezes eles fazem carne com molhos muito bons e diferentes, como molho de ameixa ou molho mostarda, e é muito bom. Ou as vezes que tem fricassê, ou omelete, ou pudim e pavê (pavê ou pacumê mode on), salada tropical ou batata com molho branco e queijo. Enfim o RU da Saúde vale a pena.Se você quiser comer de novo o que comeu no RU da Saúde ou no do Vale acho que é só ir no RU do Centro no dia seguinte, eca.

Por fim, os sucos! Ah, os suquinhos delícia! Costumam dizer que é o chaves que faz os sucos do RU, por que eles parecem de abacaxi, tem gosto de açúcar e na verdade são de amarelo. WHAT?

Sim, os sucos do RU são um mistério. Eu tenho minhas teorias, de que são feitos com a água usada pra lavar os pratos, ou da água com reagentes químicos que vem do meu curso técnico.Dizem que o amarelo é radiotivo, que o de guaraná é feito com fígado de boi que o Suco Roxo é na verdade a oitava maravilha do mundo. Rola um boato aí que uma vez uma menina perguntou prum cozinheiro o que tinha no Suco Roxo, e o cara cravou um garfo na mão dela, ensandecido com a afronta da moça. É um segredo, e sempre vai ser.Moça tola.

Então é isso meninos e meninas, se algum dia souberem que tem Suco Roxo no RU, me chamem. Se perguntarem pro tiozinho o que tem dentro do suco, usem luvas de couro. E nunca, nunca mesmo, experimentem as iscas com molho madeira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário